quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Firmino Libório e família visitam Picos


(Firmino e esposa Rosângela Mattioli)

A Sessão especial da UPE realizada no último 18/01 na “Praça de Alimentação” de Picos foi muito especial para os escritores da União Picoense de Escritores, pois receberam o membro da entidade o escritor picoense Firmino Libório que reside no estado de Minas Gerais. 

Firmino, sempre com sua serenidade e erudição que é peculiar, apresentou a sua esposa, filha e genro aos upeanos presentes: Eliane, Manoel da Costa Moura, Douglas Nunes, Vilebaldo e Leal Costa. No encontro foram discutidos diversos assuntos e projetos que a nova diretoria da UPE pretende executar no ano de 2010.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Escritor Marconi Barros visita Picos


(Esposa Mazé e Marconi Barros) 
Está de férias em Picos com sua família o escritor picoense e também bacharel em Direito Marconi Barros, que é filho de Picos e que reside em Paraíso-TO, aonde é Gerente de banco. Marconi Barros que ingressou na UPE em 2006 é também Presidente da Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense – ACALANTO.

Em conversa com o escritor e poeta picoense, o mesmo revelou que prepara brevemente a publicação do seu primeiro livro que também deverá ter seu lançamento em Picos. Para acompanhar os trabalhos do escritor é só acessar o seu blog no seguinte endereço: www.marconibarros.prosaeverso.net/

Abaixo um poema de Marconi Barros:

O PRÓXIMO ATO
 

Se o som pretérito
Apagou-se num hiato
Lembremo-nos que o Sol
Nem sempre adere ao próximo ato
Que o jardim mais belo da nossa rua
Era o da velha mais antipática
E assim o foi, até que ela se foi
Não pergunte ao horóscopo
Não pergunte ao café
Nem ao pé-de-chocolate, em bagas no quintal
Para onde foram todos?
Qual será o próximo ato?
Porque de sal
E de fato
Tudo está aqui
Dentro do teu peito
E inda podes qualquer império
Plantar uma bananeira
Subir à feira
Tragar o cigarro primeiro
Pois o teu pé inda corre
E a estrada mais longa já se pôs a cruzar...
Ali
Ali
Ali!
Recitando em Hebraico
Versos tão laicos
Em nossa casa de Jeová
Ensinarás a Salomão
O outro
Como ressuscitar
O sopro da fala
A versificação
Após um banho n’outro rio
D’outras contas
D’outro Wally
Salomão
Por tua essência sabemos
Que o ato cabal
Será sempre
O próximo
Ato
O próximo

A artista plástica Naza fecha parceria comercial


 
A artista plástica piauiense, NAZA, natural de Santa Cruz do Piauí e que tem familiares em Picos acaba de fechar negócios com duas lojas de decorações em Teresina: “Decorativa” e “Kalina”, para estampar suas pinturas em produtos tais como canecas de porcelanas, xícara, pratos, bandejas, pingentes e outros. A impressão nesses produtos será feita com material apropriado, tornando as ilustrações permanentes e resistentes ao micro-ondas e máquinas de lavar pratos.


Naza, que desde o ano passado vive praticamente entre viagens pelo Brasil em busca de parcerias comerciais, deve fechar ainda em Fortaleza a parceria com uma empresa de biquínis de banhos.

Você pode acompanhar todo o portifólio no site http://www.naza.com

Ou  contatos com a empresas de Teresina são:

Loja  “Decorativa”  fone:  (86) 3233-7850, e o endereço da loja é : Rua Olavo Bilac, 2085, Centro

Loja “Kalina” fones: (86) 3233-1278 e (86) 9982-5489 e o endereço da loja é: Rua José de Lima, 510, São Cristóvão.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

HOJE É DIA DE REIS


  Hoje é Dia de Santos Reis, e quem aproveitar o dia para ir ao Shopping da Cidade em Teresina, a partir das 9h, irá se divertir e se maravilhar com a apresentação dos grupos de reisado em comemoração à Folia de Reis. Os grupos de Reisado Boi Estrela, Mãe Feliciana, Reisado do Piauí, Mestre Severo e da Escola de Dança do Teatro do Boi Nação Tremembé levam o espetáculo do Reisado ao centro de compras, no centro de Teresina.

A festa, também conhecida como Reisado, Terno de Reis ou Folia de Reis, é uma das mais expressivas tradições profano-religiosas do Piauí. A festa de Santos Reis surgiu como uma forma de divertir e relembrar a população da peregrinação dos Reis Magos na noite de Natal. A festa, que ainda faz parte do festejo natalino, teve origem em Portugal e está presente em boa parte dos estados brasileiros.

Mesmo sendo uma festividade realizada em quase todo o Brasil e surgida em Portugal, o Reisado acaba aderindo a uma roupagem bem regional por agregar elementos da cultura de cada lugar. No Piauí, acompanhando as vozes dos cantadores, encontramos sanfona, rabeca, viola e uma sortida batucada dando o ritmo do baião dos caretas e das danças para apresentação de cada personagem do reisado. Os personagens são figuras fantásticas como o Jaraguá, Ema, Piaba, Cobra, Pião, Casal de Velhos e Boi de Reisado que se apresentam em sequência.

A comemoração do Dia de Santos Reis é uma das festas mais tradicionais da cultura popular piauiense. A folia é muito própria do interior do estado, mas em Teresina também há grupos de Reisado que continuam a realizar a festa, mantendo viva a memória cultural do Piauí.

A Escola de Dança do Teatro do Boi Nação Tremembé, mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que será um dos grupos a se apresentar no Dia de Reis, atende 311 alunos de 07 a 17 anos e mantém uma turma de adultos. Estas pessoas são oriundas de famílias de baixo poder aquisitivo residentes no bairro Matadouro, nos bairros próximos e de famílias residentes em outros bairros, mas que também estejam interessadas pela dança.

A Escola de Dança Nação Tremembé foi vencedora da edição 2009 do prêmio Klaus Vianna de fomento à dança com o Projeto Dançando, Cresço e Apareço. Com o objetivo de fortalecer os grupos de dança do país, o prêmio Klaus Vianna beneficia os projetos vencedores com um investimento de R$ 3 milhões. O prêmio já contemplou 199 projetos de companhias ou escolas de dança desde sua criação, em 2006, sendo alguns piauienses, como o espetáculo Bulldancing, Mediatriz, e Corpo Radiografado, de Janaína Lobo.

A comemoração do Dia de Santos Reis abre o calendário cultural 2010 da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Fonte:


Terapia do Riso 2010 apresenta: "Salim Muchiba"



No próximo sábado, 09, o humorista João Ellyas se apresenta em Picos com “Um Show de Piadas”. O show é abertura do Projeto Terapia do Riso para temporada 2010. Em Picos o projeto é coordenado pela Psicóloga Graça Moura.

O show acontecerá Centro Esportivo e Cultural Santa Rita. Em seu site o humorista afirma ser o operário do humor. “Deste modo é o meu trabalho fazer rir. Minhas ferramentas são as piadas satíricas, as insinuantes e as de duplo sentido, valendo-me de vocábulos, antigamente chamados palavrões, hoje absolutamente ingênuos.

Segundo ele, em seus shows evita as expressões chulas, escatológicas e grosseiras. “No show posso ser eu mesmo, o ator, acompanhado de mais três dos meus quatro personagens: o caipira Zé Bento, o bêbado Mamadinho da Silva e o cantor Manoel Sá Fadista (Salim Muchiba é só para a televisão, ele não tem graça suficiente para um show de humor). Para interpretar bem, guardei os ensinamentos, dentre os grandes, de Mazzaropi e Chico Anysio."

Sem nenhuma caracterização, João mostra o ator que é na interpretação das piadas. O humorista João Ellyas criou o caipira Zé Bento para homenagear o imortal Mazzaropi, que lhe ensinou interpretar os contadores de causos. Zé Bento aborda o casamento e o relacionamento com a sogra.

O humorista compôs um fado para o personagem Manoel Sá Fadista, que deixa escapar sua preferência sexual através das cacofonias. O humorista captou, com perfeição, o comportamento do bêbado que sempre aparece em velório. Segundo o João Ellyas, “Não há velório perfeito sem a presença de, pelo menos, um bêbado”. Assim, ele criou o Mamadinho da Silva, para encerrar o show cantando Emoções, tentando imitar o Roberto Carlos.

Fonte: