quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

POEMA DE ANO NOVO 2010

E os velhos problemas se renovem no novo ano que vai nascer...

POEMA DE VIDA NOVA

O ano passa,
Inimaginavelmente essa cortina,
Que mais parece de fumaça
Cobre tudo e todos ante a retina.

O ano é novo,
E tenho pressa para escrever o poema de véspera.
Comenta o povo
Que vós me deixastes a espera.

Mas o poeta
Com sua paciência,
Escreve uma biblioteca
Enquanto você for uma reminiscência.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

"UPE no AR"


(Graça Moura)
 A Diretoria da UPE esteve neste domingo 27/12 no programa “Passo a passo” da psicóloga e escritora Graça Moura, recém filiada à entidade, que vai ao ar das 10h ao 12h pela rádio Cultura FM. O presidente Douglas Nunes, o vice-presidente Heraldo Santos e o primeiro Secretário Leal Costa, estiveram por alguns minutos falando das propostas da UPE para 2010. Na oportunidade foram passados telefones e e-mails para contato.

(Heraldo e Douglas)
Douglas Nunes e Heraldo Santos esperam uma mobilização de todos os filiados para que os projetos, já anunciados tais como: recitais, antologia 2010 e a “Semana de artes de Picos”, dentre outros sejam realizadas em 2010.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

SESSÃO DE FILIAÇÃO


 (Da esquerda em pé: Douglas Nunes, Leal Costa, Vilebaldo e Graça Moura. Sentados: Heraldo Santos, Licya e Fernando Varão.)
 
Dia 18/12 a UPE realizou Sessão de filiação dos escritores Graça Moura e Fernando Varão com essas duas novas filiais a UPE tem agora em seu quadro 46 membros. Estiveram presentes ainda os escritores: Leal Costa, Vilebaldo Rocha, Douglas Nunes, Heraldo Santos, Genilda Barbosa e Lícia Mayra.

Foi tratado ainda dos projetos para 2010, tais como: a realização e o formato de um concurso literário para ter inicio em março; a realização de recitais em colégios públicos e privados, para terem inicio também em março e um dos mais importantes assuntos foi a realização e formato da “Semana de artes de Picos” a ser realizada em julho de 2010.

A UPE volta a se reunir na segunda quinzena de janeiro para tratar da organização das ações propostas pelo Presidente da entidade, Douglas Nunes.

ALERP E SUA NOVA IMORTAL


 
A professora doutora Cleania de Sales, da Universidade Federal do Piauí, será empossada como membro efetivo da Alerp – Academia de Letras da Região de Picos, em solenidade bastante concorrida neste sábado, 26, às 19:30 h ocupando a cadeira numero 30 que tem como patrono o poeta Francisco Rodrigues de Sales, Xodó, seu bisavô.

A solenidade de posse será presidida pelo acadêmico Francisco das Chagas de Sousa que realizará seu último ato como presidente da entidade, antes de empossar o novo presidente, professor Evilásio Moura no próximo dia 09 de Janeiro de 2010. Chaguinha informou que a solenidade encerrará suas atividades na presidência da entidade e marcará uma nova fase da academia de letras da região de Picos, tendo em vista ter cumprido sua missão à frente da entidade e agora repassará o comando da entidade para seu confrade que muito tem a contribuir com a entidade e com as letras da região de Picos.

Com relação à professora Cleania Sales, o presidente ressaltou que a futura acadêmica apresenta um perfil que atende aos requisitos da entidade e tem um potencial muito grande e que está disposta a contribuir com o engrandecimento da entidade e das letras da região. Cleânia Sales é da vizinha cidade de Francisco Santos, morou muito tempo em Picos e hoje reside em Teresina, onde exerce o magistério na Universidade Federal do Piauí. Ela já tem várias publicações acadêmicas e literárias, com muitas participações em livros de conterrâneos.

A professora Cleania Sales foi eleita em sessão da Alerp realizada no dia 12 de Dezembro, oportunidade em que concorreu para ocupar a cadeira de número 30, patroneada pelo seu bisavô, Francisco Rodrigues de Sales, Xodó. Ela foi eleita por unanimidade com votos presenciais e eletrônicos.

Fonte:


sábado, 19 de dezembro de 2009

RIO GUARIBAS

                       Rio Guaribas que corre lentamente rumo ao mar                    
                       Por entre vilas, rincões do sertão e cidades.
                       Oh! Rio dos meus tempos de criança a nadar!
                       Traz-me lembranças e um mar de saudades.

                       As plantações em seu leito verdejantes
                       O cheiro de vida e o verde esperança.
                       Seus meandros e curvas distantes,
                       O olhar contemplativo de uma criança.

                       Suas águas no verão cristalinas
                       Qual cristal onde reflete o sol
                       E a brancura de suas areias.

                      Oh! Guaribas, peixes, flores e doces meninas.
                      A ternura de um arrebol
                      Ou a fúria de suas grandes cheias.
(*) Autor: Edimar Luz


*Obs. Este soneto é de autoria de Edimar Luz, feito no Recife em maio de 1986, faz parte do livro Poesias e canções. Portanto, nos termos da lei que protege e resguarda os direitos autorais (Lei 5.988, de 14/12/73), é proibida a sua reprodução total ou parcial sem a permissão ou autorização por autor. 

                                                                               Recife, 16/05/1986. 
                    (*) Edimar Luz é escritor e professor formado em Sociologia.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

UM É POUCO, DOIS AINDA É POUCO DE MAIS...

Esse final de semana em Picos ta imperdível mesmo, teremos duas grandes atrações dos mais genuínos talentos da cidade, estou falando da banda Dândi, formada pelos irmãos Ted e Derico e da cantora Elis Marina que se apresentam sexta-feira 18/12 no Restaurante “Rei do Cangaço” e no sábado 19/12 do Bar Terraçu´s, respectivamente, ambos estarão mostrando seus mais novos trabalhos.

A Banda Dandi estará apresentando seu mais novo repertório e duas músicas novas do ainda inédito trabalho “Tu ta aonde?”, cujo carro-chefe é o single “me leva”.




Já a cantora Elis Marina faz o lançamento de seu mais novo CD: “Pimenta de cheiro”, exclusivo com músicas de sua composição e interpretação ímpar.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PICOS 119 ANOS

Em uma simples homenagem que faço à minha terra querida, abaixo o poema "Canção de Minha Terra".

Minha terra tem carnaubal
Onde canta o bem-te-vi;
As aves que cantam aqui
Outras não cantam como tal

Nosso céu é estrelado
Nossas várzeas, se chover, tem flores,
Nossas roças têm, inda gado,
Nossas vidas outros sabores.

Em cismar sozinho, vi,
Que prazer já não encontro natural,
Pois quase nem vejo mais o carnaubal
Onde canta o bem-te-vi.

Só permita Deus que meu dia fatal,
Seja sob o sol do meu Piauí,
À sobra de um carnaubal
Onde canta o bem-te-vi.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Há 15 anos o Brasil perdia Tom Jobim






Há 15 anos o Brasil perdia o maior representante da Música Popular Brasileira no cenário mundial: Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim. Nascido no bairro da Tijuca, na capital fluminense, em 25 de janeiro de 1927, o compositor conseguia como ninguém representar através da música nossa terra, nossos bichos, nossas matas, suas sombras, ruídos, seus vôos e movimentos, sem nunca deixar de mostrar os contrastes brasileiros.

Tom, que casou-se duas vezes e teve quatro filhos, pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e resolveu ser pianista. Com um dom nato para um bate-papo e um jeito peculiar de dar suas opiniões, o maestro Jobim roubava as atenções dos bares e boates onde tocava, em Copacabana.

É considerado um dos mais destacados representantes da bossa nova, com músicas como "Wave", "Corcovado","Desafinado" e "Insensatez". Em 1992, foi homenageado pela escola de samba Mangueira, escolhido como o enredo do desfile da verde e rosa.

O músico brasileiro tornou-se internacionalmente conhecido com a canção "Garota de Ipanema", uma das músicas mais executadas no mundo. Algumas de suas composições foram gravadas por astros como Frank Sinatra e Ella Fitzgerald. Um de seus parceiros mais constantes foi Vinícius de Moraes, com quem gravou músicas de grande sucesso como "Se Todos Fossem Iguais a Você", "Ela é Carioca", "A Felicidade", "Só Danço Samba", entre outras.

Tom faleceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no dia 08 de dezembro de 1994. O músico ganhou algumas biografias, entre elas "Antônio Carlos Jobim, um Homem Iluminado", de sua irmã Helena Jobim, "Antônio Carlos Jobim - Uma Biografia", de Sérgio Cabral, e "Tons sobre Tom", de Márcia Cezimbra, Tárik de Souza e Tessy Callado. Em um dos livros escritos por Ruy Castro sobre a música brasileira, ele destaca um trecho do capítulo "O aprendiz de ternuras" que resume o dom do eterno maestro Tom Jobim:

"Todas as vezes que Tom abriu o piano, o mundo melhorou. Mesmo que por poucos minutos, tornou-se um mundo mais harmônico, melódico e poético. Todas as desgraças individuais ou coletivas pareciam menores porque, naquele momento, havia um homem dedicando-se a produzir beleza. O que resultasse de seu gesto de abrir o piano - uma nota, um acorde, uma canção - vinha tão carregado de excelência, sensibilidade e sabedoria que, expostos à sua criação, todos nós, seus ouvintes, também melhorávamos como seres humanos."

Fonte: SRZD

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Eleições 2009 da UPE


(Da esquerda: Vilebaldo Rocha, atual Presidente, Douglas Nunes e Leal Costa)

 A União Picoense de Escritores realiza neste sábado dia 05 de dezembro das 12h às 17h no espaço do restaurante Almeidinha´s Bar, eleições para escolha de sua mais nova diretoria para o biênio 2010-2011.

Até o momento uma única chapa está inscrita que é formada pelos escritores Douglas Nunes, como Presidente, e Heraldo Santos como vice-presidente.

A UPE completou em setembro 10 anos de fundação, possui 40 membros e já realizou importantes ações culturais na cidade de Picos e Região.